1º E N C O N T R O - 2009

Paixão pelos trilhos: acontece I Encontro de Ferreomodelistas de Cubatão
Postado por Departamento de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cubatão
Seg, 11 de Maio de 2009 16:41
Mostra reúne os apaixonados pelo mundo ferroviário. Serão mais de 70 colecionadores que vão expor os trens e maquetes em miniatura. Será dia 16 de maio no Parque Anilinas.

Se o ferrorama já foi o sonho de consumo de meninos nos anos 80, o ferreomodelismo desperta a mesma paixão pelo mundo ferroviário, porém, nos adultos. Mas aí os trilhos e trens ganham outra dimensão: as peças compõem cidades inteiras, com estações, passageiros, sinalização, casas e tudo o que é comum ao transporte ferroviário. E esses apaixonados pelos trilhos estarão reunidos neste sábado no I Encontro de Ferreomodelismo de Cubatão, no 16 de maio, a partir das 8h no Parque Anilinas, com entrada gratuita.

O Encontro deve reunir pelo menos 70 colecionadores aqui da região e de cidades do Grande ABC. Para quem é apaixonado pelo Ferreomodelismo não basta montar a estrutura e ver o trenzinho passar: o diferencial é justamente construir a maquete, conseguir cada peça e ver vagões e locomotivas ganharem vida a cada saída da estação. É assim com Sandro Roberto Ventura, um dos organizadores da Exposição. O amor peos trilhos, que surgiu quando ele tinha apenas 15 anos, continua viva ainda hoje, aos 42 anos de idade: “cultivar esse hobby e valorizar as ferrovias que já foram tão importantes para Cubatão não tem idade”, afirma. Sandro é o atual campeão brasileiro de Ferreomodelismo. A competição aconteceu em novembro do ano passado, em Paranapiacaba.

Nesse Encontro estarão expostas centenas de réplicas de locomotivas fabricadas na Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, muitas das quais já circularam Brasil afora. Isso, sem contar os chamados “dioramas”, as maquetes que transportam para tamanho miniatura, cidades inteiras. Muitos trilhos somam sete metros, entre curvas, pontes e túnel. De acordo com Sandro, uma das curiosidades será a miniatura da Locomotiva Heinschel, alemã, igualzinha a que está exposta no Parque Anilinas. “Eu mesmo a construí, toda em papel cartão”, garante. Outra pequena locomotiva que promete encantar o público é a réplica do Trem Bala “Ice”, que futuramente deve fazer o eixo Rio-São Paulo: um material de colecionador que vale mais de 2 mil reais.

Entre cancelas e outras sinalizações, os trens elétricos comandados pelos manobristas-colecionadores vão passar carregando o sonho de quem é apaixonado pelo hobby e também despertando nas pessoas uma reflexão sobre a importância das ferrovias para a nossa região, afinal, a contribuição das locomotivas e vagões é que houve o crescimento e desenvolvimento das cidades, do Porto, das indústrias.

Concurso Nacional de Ferreomodelismo em Cubatão – esse I Encontro é o início de um grande projeto do Círculo de Amigos de Ferreomodelismo de Cubatão. O grupo viaja levando o hobby e o encanto dos trilhos e trens por todo o Brasil e a idéia é abrigar ano que vem aqui na cidade, o I Concurso Nacional de Ferreomodelismo. “Será uma oportundiade ímpar para reunir colecionadores de todos os cantos do país e divulgar nossa cidade”, completa Sandro, que também é um dos organizadores do Grupo.



Postagens mais visitadas

Imagem