Cultura registra público de 4 mil pessoas durante o 8º Encontro de Ferreomodelismo de Cubatão
 Evento que integra o Calendário Turístico Estadual ocorreu no Parque Novo Anilinas

Desde a sua primeira edição, o Encontro de Ferreomodelismo de Cubatão - em que as pessoas podem tomar contato com o mundo das maquetes ferroviárias e seus realizadores – só registra crescimento de público, segundo a Secretaria Municipal de Cultura. Em sua oitava edição, o evento cubatense voltou a ser realizado no Parque Novo Anilinas, nestes sábado (10) e domingo (11).
“Conseguimos fazer com que haja eventos toda a semana para que as pessoas venham desfrutar do parque”, afirma o secretário de Cultura, Welington Borges. Segundo ele, a gastronomia tem sido uma grande aliada na hora de trazer mais pessoas: “Nosso objetivo tem sido sempre trazer mais eventos que tenham apoio das leis de incentivo, como o Programa de Ação Cultura (Proacs), que utiliza créditos de ICMS".
Cambuci - Neste ano, além das maquetes perfeitas de paisagens, estações e cidades, que seduzem crianças e adultos, o encontro contou com Food Trucks e expositores da “Rota do Cambuci”.
 A fruta verde, em formato de disco voador e que empresta o nome a um bairro paulistano, ficou mais conhecida a partir das receitas do chef Alex Atala, considerado um dos maiores do mundo.
Mas o cambuci é da Mata Atlântica, bastante presente no trecho paulista dessa floresta. “Ela (cambuci) estava quase em extinção, mas foi resgatada com novas receitas do Atala. Agora a produzimos no projeto de agricultura familiar, de forma sustentável”, conta Rafael Hussta, de 33 anos, produtor em Mogi das Cruzes.
Hussta integra um grupo de 28 famílias que cultivam o fruto que, segundo ele, traz em si o ácido e o azedo, na mesma linha de outros mais famosos, como a goiaba, a jabuticaba e a pitanga. A Rota do Cambuci inclui 11 municípios produtores e que apoiam a difusão da fruta até bem poucos anos esquecida. Cubatão caminha para ser a segunda cidade da Baixada Santista (a primeira é Bertioga) a integrar o grupo.
Como parte simbólica da chegada de Cubatão à Rota, foi plantada uma muda de Cambuci no Anilinas. Daqui a três anos ela deve começar a fornecer os primeiros frutos.

Texto: Flávio Leal Mtb 25.239
Fotos: Ale Souza

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas