2º E N C O N T R O - 2010





01/10/2010

Estação das Artes é sede do II Encontro de Ferreomodelismo de Cubatão

Aescolha do espaço para realização da exposição foi providencial, pois o prédio já abrigou uma plataforma ferroviária importante para o Estado de São Paulo. A Estação Ferroviária de Cubatão possui uma história centenária que começou em 1867, quando foi inaugurada juntamente com a linha da São Paulo Railway. Desde 1999, o local é utilizado pela Prefeitura de Cubatão para a realização de cursos ligados às áreas de Desenho Artístico, Pintura e Teatro.

Texto: Ana Borges
Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação

Mostra reúne apaixonados pelo mundo ferroviário. O Encontro abre as portas novamente domingo (17/10) das 9h às 17h

A Estação das Artes, que por tantos anos funcionou como uma estação de trens para passageiros, neste fim de semana está recheada de encanto e de um hobby que atrai adultos e crianças: ali é palco do II Encontro de Ferreomodelismo de Cubatão. Neste sábado (16/10) centenas de pessoas acompanharam a mostra. A expectativa é de reunir mais gente no domingo (17/10). A exposição acontece das 9h às 17h e a Estação das Artes que fica na Av. Nove de Abril, 1208, na Vila Nova. A entrada é de graça.
Logo na entrada é possível ver uma réplica em tamanho infantil de um bonde de passageiros. A criançada que passou por lá não perdia a oportunidade de tirar fotos e “apitar” o bonde, com um adaptação feita com campainha de bicicleta na parte da frente do equipamento. Um painel com fotos de várias locomotivas dava uma idéia da variedade existente mundo afora. E uma foto traz uma homenagem: ao Seu Degeno, ferreomodelista que faleceu no fim do mês do passado.
Mas é a após passar a catraca da Estação das Artes que a magia do mundo de trilhos e locomotivas começa, bastando apenas deixar a imaginação passear por entre as maquetes. Neste II Encontro estão reunidos mais de 30 expositores de Ferreomodelismo, gente de Cubatão, outras cidades da Baixada Santista e ainda de Paranapiacaba, Sorocaba, Ribeirão Pires, Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo. E um espaço especial estão também miniaturas de vagões, além de livros e revistas sobre o assunto.
Nesse Encontro estão expostas centenas de réplicas de locomotivas fabricadas na Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, muitas das quais já circularam pelo Brasil. Isso, sem contar os chamados “dioramas”, as maquetes que transportam para tamanho miniatura, cidades inteiras. Muitos trilhos somam sete metros, entre curvas, pontes e túneis. A maior delas tem 4m de comprimento por 1,20m de largura e demorou nove meses para se tornar realidade. O proprietário, Emerson Alonso, conta que fora as locomotivas, vagões e carros, tudo foi feito artesanalmente: desde as árvores, confeccionadas com bucha vegetal e guardanapo, até os contêineres de papel, casas, igreja. “A maquete ainda não está completa e nunca estará, pois sempre há espaço para ampliá-la, basta usar a criatividade”, afirma Emerson.
Este ano, o Encontro foi adiante, e além de reunir os apaixondos pelo mundo dos trens, trouxe também pessoal do Clube Beneficiente Amigos do Plastimodelismo, de São Vicente. Pelo menos 27 expositores participam com seus aviões, jatos, automóveis de guerra em miniatura, feitos um a um.
Durante o evento haverá também sorteios de brindes e no domingo às 15h, algum sortudo poderá levar pra casa uma maquete de ferreomodelismo com mais de 1,5m de comprimento, além de réplicas de locomotivas, bondinhos e um pequeno ferrorama, de acordo com Sandro Ventura, coordenador do Círculo de Amigos de Ferreomodelismo de Cubatão, que organizou o evento. “Ficamos muito felizes em realizar o encontro justamente na Estação que simboliza o transporte ferroviário em Cubatão. Cultivar esse hobby e valorizar as ferrovias que já foram tão importantes para o país não tem idade”, garantiu Sandro Ventura.

Texto e fotos: Morgana Monteiro




II ENCONTRO DE FERREOMODELISMO SERÁ EM OUTUBRO

Desta vez, a exposição acontece dias 16 e 17/10 na Estação das Artes, e vai reunir mais de 100 apaixonados pelo mundo ferroviário em miniatura.

Aficcionados por locomotivas em miniatura e maquetes que mostram o trem e seus vagões passeando por cidades inteiras já têm motivo para comemorar: Cubatão vai sediar o II Encontro de Ferreomodelismo, em outubro deste ano. Será dias 16 e 17/10 em um lugar que tem tudo a ver: a Estação das Artes (av. 9 de Abril, 1937).

A expectativa é de receber mais de 100 expositores não apenas paulistas, mas de vários estados brasileiros. A informação é Welington Borges, Coordenador das Bibliotecas Municipais. De acordo com ele, o sucesso da Exposição no ano passado motivou a ampliação da Mostra: “Em 2010 vamos dedicar um fim de semana inteiro ao evento que deve atrair público até de outras regiões do Estado. Além disso, fomos muito felizes ao escolher a Estação das Artes para sediar o Encontro, afinal, o lugar resgata parte da história ferroviária de nossa cidade”, afirmou Welington.

O Ferreomodelismo é encarado como coisa séria por quem cultiva esse hobby. Para esse pessoal, não basta apenas montar a estrutura e ver o trem passar: o diferencial é justamente construir a maquete, conseguir cada peça e ver vagões e locomotivas ganharem vida a cada saída da estação. A Exposição deve reunir centenas de miniaturas, réplicas de locomotivas fabricadas na Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, muitas das quais já circularam pelos trilhos brasileiros. Isso, sem contar os chamados “dioramas”, as maquetes que transportam para escala miniatura, cidades inteiras. Muitos trilhos somam até sete metros, entre curvas, pontes e túneis.
Estação das Artes: a escolha do espaço para realização da Mostra foi providencial, pois o prédiojá abrigou uma plataforma ferroviária importantíssima para o Estado de São Paulo. A Estação Ferroviária de Cubatão possui uma história centenária que começou em 1867, quando foi inaugurada juntamente com a linha da São Paulo Railway. No ano seguinte, um novo prédio foi construído para substituir o anterior, considerado "muito acanhado".

O lugar foi usado, até o século passado, como plataforma de embarque e desembarque de passageiros e transoporte de cargas pelos trens que ligavam a Baixada Santista à Capital e ao interior paulista. Em 1999, a empresa Ferroban cedeu o espaço à Prefeitura de Cubatão. E desde essa época, funciona ali a “Estação das Artes”, que oferece cursos ligados de Desenho Artístico, Pintura e Teatro.
Texto de Morgana Monteiro/PMC


Postagens mais visitadas

Imagem