Cubatão sediará o 9º Encontro de Ferreomodelismo, que acontecerá em 28 e 29 de outubro, das 9h às 17h, na Estação das Artes, antiga estação ferroviária da cidade (Avenida 9 de Abril, 2.800 – Vila Nova), terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades do litoral paulista e de outras regiões do estado. Organizado pelo Instituto Afonso Schmidt e pela prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Cultura, tem o apoio do Auto Shopping Global e da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com Nalva Leal, presidente do Instituto Afonso Schmidt, este encontro é muito aguardado pelos fãs de trens elétricos em miniatura e chegou o momento de retomá-lo. “A última edição ocorreu em 2016, e este encontro é considerado um dos maiores eventos turísticos da cidade. Nossa região reúne muitos praticantes deste hobby, e costumamos receber praticantes de vários estados. Para esta edição, espera-se um grande público, não só da cidade, mas de toda a região metropolitana da Baixada Santista, da Grande São Paulo e do interior”, afirma.

Durante o evento, o público poderá conhecer algumas maquetes e obter informações sobre este fascinante hobby. “O ferreomodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferreomodelismo são uma ótima justificativa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, conclui Nalva Leal. Além de maquetes e dioramas, o 9º Encontro de Ferreomodelismo de Cubatão terá uma feira de artesanato com trabalhos de artesãos e artesãs locais, o Festival do Cambuci, que, mais uma vez, traz à cidade produtos feitos a partir desse fruto oriundo da Mata Atlântica, além de lojas e uma praça de alimentação.

Seja para relaxar, divertir-se, desestressar ou mesmo cultivar o amor pelas ferrovias, muitas pessoas têm aderido ao hobby do ferreomodelismo, afinal, o trem elétrico é uma excelente opção para quem está procurando algo para entreter a mente e passar o tempo. É um hobby saudável, que ajuda neste momento tão delicado pelo qual todos estão passando.

 

História do hobby

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferreomodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. “As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.

Extraído do Portal R7

Comentários

Postagens mais visitadas